26 de setembro de 2014

O que usar na noite de Natal

As decorações nas vitrines não nos deixam dizer o contrário: o final do ano chegou. Para quem não vai viajar, a época é ideal para começar a pensar em árvore de natal, lista de presentes, organização de jantar, amigo-oculto da empresa ou da família… Ainda que na prática fique tudo para a última hora. Aqueles que resolveram viajar em dezembro devem estar com as atenções voltadas ao planejamento da viagem, possíveis destinos, compra de passagens, reserva de hotel (e reserva financeira!). Mas pensando especificamente na noite de Natal, uma dúvida sempre perturba até as mulheres mais práticas e bem resolvidas: “que roupa usar no natal?”.

É claro que o vestido vermelho é uma aposta praticamente certeira para o Natal, mas as tendências primavera/verão mostram que inovar é possível, mesmo para as mulheres mais tradicionais que não deixam o clássico “vestido natalino” de lado. Um exemplo: apostar nos tons de vinho ou mesmo nos vermelhos mais vibrantes e ousar nos acessórios, na maquiagem ou nos sapatos. Boas opções não faltam. Os desfiles dessa temporada aconteceram há alguns meses, mas trouxeram dicas valiosas que podem ajudar você a montar looks incríveis para a noite de Natal.

As novidades já podem ser observadas nas vitrines e nas ruas, e vão desde acessórios maxi (carteiras, brincos, colares) até peças mais basiquinhas, no estilo candy colors (ou tons pastel). Nos pés, vemos desde saltos altíssimos, até os slippers e sapatilhas românticas. Calças de alfaiataria, transparências, vestidos metalizados. Tudo em alta provando que as tendências vêm cada vez mais democráticas. Descubra qual tem mais a ver com o seu estilo e capriche no visual do natal 2014.

O Clássico Vermelho

Sempre atual, o vestido vermelho no Natal deixa a mulher elegante e sofisticada, com um ar de femme fatale. A tonalidade pode variar pouco entre os tons cereja, coral, vinho, tomate, mas em geral combinam com qualquer tipo de pele ou biotipo. A grande aposta da estação são as rendas e transparências que valorizam o corpo e deixam o look mais feminino. Lembrando que bom senso nunca é demais. Se o vestido vermelho é curto ou decotado, evite transparências ou rendas em excesso para não pesar e deixar o visual vulgar.

vestido-vermelho-natal

Nos pés, as opções são variadas. Modelos nude (aqueles em tom próximo ao da sua pele) alongam a silhueta, fazendo você parecer ter alguns centímetros a mais. Nesse caso, você pode ousar na cor da carteira de mão ou clutch já que não vai chamar tanta atenção para seus pés. Peças douradas ou em tons próximos conversam bem com vermelho, mas pedem acessórios menos chamativos.

scapin-nude-natal

Agora se você gosta de ousar um pouco mais, aposte nos sapatos estampados e de cores contrastantes, mas lembre-se que às vezes ousar demais em ocasiões formais pode ser arriscado. Se sua noite de Natal pede algo mais sóbrio, deixe estampas e maxi acessórios de lado. Na dúvida, aposte no vestido vermelho e em peças mais discretas – mas nem tanto – para compor o visual, como um scarpin, sandália ou peep toe preto ou nude. A sandália Carmim preta é ousada na medida certa e combina bem com vestidos vermelhos.

1

Estampas Made in Brasil

Para compor o look para um evento mais casual, um jantar em família, na casa de amigos ou até mesmo naquele amigo-oculto da empresa, você pode apostar numa outra tendência que marcou os desfiles da temporada Verão 2014: as estampas florais e brasileiras. Elas apareceram na São Paulo Fashion Week nas coleções da Iódice, Fórum, Osklen e do estilista Ronaldo Fraga, representadas por peças variadas inspiradas nos elementos da natureza e da cultura do país.

Como nem só de vestidos vermelhos vive o Natal, você pode inovar e apostar no look calça e blusinha básica. Mas deixe o jeans clássico no armário. Febre entre as famosas e fashionistas as calças da moda aparecem em modelos sequinhos estampadas com diversos grafismos, animal print, estampas étnicas e florais. Combine a calça estampada com uma blusa ou camisa neutra; se escolher a primeira opção, outra dica é usar um blazer bem ajustado.

As estampas também aparecem em vestidos e deixam a mulher com um ar delicado e romântico, principalmente naqueles modelos em tons pastéis. Os mais vibrantes remetem ao clima de verão e combinam com mulheres de personalidade forte.

2

As mais magras e altas levam vantagem no momento de escolher o vestido, pois ficam bem na maioria dos modelos, cores e tamanhos de estampas. Mas a moda é para todas. E se você é como a maioria das brasileiras e não faz o tipo modelo de passarela, pode apostar em vestidos com estampa bem pequena e com cor de fundo escura, para não avolumar a silhueta. Outra dica é evitar o comprimento mídi (com a barra entre o joelho e o tornozelo), porque ele achata a silhueta.

Mulheres com quadril estreito podem abusar dos vestidos estampados com volumes e detalhes na região do quadril ou com peplum, aquele babado ou mini sobre-saia costurado ao cós do modelo. Esse detalhe é uma referência ao New Look da Dior, com a cintura bem marcada e um maxi babado entre a cintura e o quadril. Truque que ajuda a equilibrar a silhueta. O peplum também aparece em modelos de vestidos plus size, mas com algumas ressalvas: não combina com estampas grandes e arredondas, muito menos com modelos curtos demais.

Entre as tendências para os pés, estão os modelos Cap Toe (aquele sapato com ponteira) com salto ou tipo sapatilhas, slippers, sandália de tira fina, scarpins coloridos ou em tons pasteis além de sandálias rasteiras com pedrarias. Os modelos metalizados também estão em alta, mas devem ser usados com cuidado para não pesar no look estampado. Sapatos fluor (também chamados de neon ou cítricos), hit nos anos 80, também são tendência para o verão e combinam com modelos de vestidos e acessórios mais básicos.

4

 

Mullets e Transparências

Outras tendências que estão em alta e podem ajudar você a compor um visual moderno para a noite de Natal são os mullets e as transparências. Provavelmente você já viu saias, vestidos e até camisas com a modelagem mullet, mas talvez não saiba exatamente o nome desse corte. São aquelas camisas, saias e vestidos assimétricos – mais alongados na parte de trás e curtos na frente.

Feminina e moderna, a modelagem é uma alternativa para quem gosta de mostrar as pernas e não quer se prender às saias e vestidos longos. Ótima opção também para as baixinhas que também não querem se encolher com a moda dos longos. Os tamanhos variam bastante, mesmo para as blusas, que ganham mullets discretos ou super longos. Os tecidos são sempre leves e fluidos, muitos até com transparências, para dar o movimento que o modelo pede.

5

E falando nelas, as transparências apareceram muito em temporadas passadas (inclusive na última edição da São Paulo Fashion Week para o inverno deste ano), mas continuam com força total no verão 2014. Aposte em camisas – claras ou mais vibrantes – combinadas com calças skinny ou shorts de alfaiataria. Para as mais ousadas, vale apostar na saia de paetês com camisa levemente transparente.

A escolha do sapato depende obviamente da escolha da sua roupa. Se você prefere algo mais confortável, vá de rasteirinha, gladiadoras espadrilles (aqueles com solado de corda ou palha) ou sapatilhas coloridas. São muitas as opções para quem pensa mil vezes antes de subir em um salto. Agora se você não abre mão dele, aposte em sandálias coloridas ou num scarpin, sandália ou ankle boot em tom neutro.

6
7

Natal Colorido

O color blocking é uma tendência que mistura diferentes cores em um look só, com peças que contrastam tons frios e quentes ou harmonizam os semelhantes (por exemplo, pink com lilás). Importante: essa tendência só vale para peças de roupa minimalistas, ou seja, aquelas sem estampas ou com muitos detalhes.

Se sua noite de Natal não requer um visual muito discreto, aposte nas cores que traduzem bem o clima do verão: azul royal, verde, coral, lilás e laranja (ou tangerina?). Elas aparecem em vestidos, camisas, saias, maxi carteiras, sapatos, blusinhas e são facilmente encontradas. Mas tenha bom senso: escolha peças que conversem entre si. A consciência de como combinar as cores é muito importante para não te deixar chamando mais atenção do que a árvore de natal!

8

Veja algumas dicas:

  • Para um visual mais vibrante, escolha cores opostas como o vermelho e o verde ou o laranja e o azul. Já cores análogas como o vermelho e o laranja ou o violeta e o rosa criam um visual mais “contido”;
  • Se você não abre mão de um visual com um toque de glamour, escolha peças feitas em tafetá, cetim ou seda. Mas se você quiser ir devagar no color blocking, opte por uma calça de cor chocante e uma camiseta branca; ou uma saia brilhante de seda com uma camiseta básica de algodão;
  • Acessórios também ajudam a deixar o visual mais alegre. Aposte em faixas, sapatos neons, bolsas-carteiras brilhantes;
  • Peças clássicas como o blazer equilibram o look. Outra opção é usar uma meia-calça preta – peça coringa no estilo color blocking.

9

9

Depois dessas dicas, ficou mais fácil escolher qual roupa usar no Natal, não é? Você já decidiu?

Compartilhe nas redes:

calçados mais vendidos

Receba novidades, ofertas e dicas de tendências