1 de junho de 2011

Rio-à-Porter 2º Dia – Macrotendências de Comportamento e Consumo – SENAI Moda

Ontem foi o segundo dia do Rio-à-Porter e começou com a palestra de Macrotendência de Comportamento e Consumo do SENAI Moda & Design.

Foi apresentado por Carol Fernandes (estilista do SENAI Moda) um preview das quatro principais tendências do Inverno 2012. Quarenta pesquisadores de todo o país ajudaram para o desenvolvimento deste trabalho.

As 4 macrotendências apresentadas foram:

Neosurrealismo – O retorno do lúdico e do surreal. Onde a idéia é criar sensações no consumidor. “As pessoas não vestem uma roupa, mas uma história com as aventuras, fantasias e desejos que ela pode proporcionar”, disse Carol. Algumas lojas usam tags para explicar o conceito da peça.

Barreiras e preconceitos são quebrados e surgem novos conceitos como o visual andrógino, onde mulheres usam peças masculinas e homens também usam roupas com pegadas mais femininas. 

Vício do exagero – Estamos em uma época onde tudo ganha uma proporção maior, a internet é um exemplo disso já que se tornou um vício para muitos. Ela citou também o casamento da princesa onde o mundo todo celebrou. 

Como resposta ao exagero do que é negativo, a coca-cola fez a campanha “Os bons são a maioria”. Esta é uma forte tendência: ações que mobilizam o bem para a sociedade e para si mesmo. Conceito de mente sustentável – o novo pensar.

Curadoria digital– Social marketing, mercado conduzido por pessoas. No meio de tanto conteúdo é preciso peneirar o que é realmente relevante. Pensando nisso, muitas marcas entram no meio digital não apenas para interagir, mas também para facilitar a compra do consumidor. A tendência é transformar aplicativos em negócios.

Santuário primitivo – Carol explica esta tendência de comportamento como um refúgio da vida caótica, onde pessoas buscam lugares extremamente acolhedores. Na moda esta tendência é traduzida através do retorno ao básico, marcas fazem ações com embalagens antigas para trazer de volta lembranças de “tempos bons”. O estilo folk representa esta macrotendência , pois tem como referência o folclore, assim como músicas do interior.

Em seguida aconteceu a palestra de Marketing Sensorial no Caminho da Moda com a rádio Ibiza que trabalha com identidade musical para diversas marcas. Também foi apresentado o case da marca Reserva e Via Mia.

O ponto forte desta palestra foi a importância das marcas trabalharem a sua identidade junto com os seus colaboradores, para que ela possa ser transmitida para o consumidor.

A semana de moda continua e as palestras acontecem até quinta-feira. Amanhã falaremos sobre as tendências para o varejo apresentadas pela editora americana da WGSN – Allyson Rees. E na página Anita Online Oficial no Facebook, publicamos todos os dias fotos do Rio-à-Porter e Fashion Rio.

– Equipe Anita Online

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